top of page
Arenito
  • Renata Vasconcellos - Projeto Luminares

LARANJA: Significado, benefícios e indicações desta cor que é um verdadeiro coringa!!!


"De bem com as Cores! De bem com a Vida!"

Dicas fáceis e práticas para usar o melhor do Universo Cromático!

Na pauta: o Laranja!

Alegria, Prazer e Criatividade são temas desta cor que é gerada pela mescla do vermelho com o amarelo. Daí já assimilamos que esta cor carrega em sua essência a energia e a vitalidade do vermelho aliada ao otimismo e expansão do amarelo. Mas sua expressão é mais sutil, menos óbvia e imperativa. Isto confere ao laranja um posicionamento especial no círculo cromático.

Considero esta cor um coringa!!! Boa pra tudo (rsrsrs)... falando sério!

Assim como suas duas cores geradoras, o Laranja faz parte da família das cores quentes, que aquecem, estimulam, excitam, ativam e energizam.

Na Medicina Tradicional Chinesa, podemos dizer que ela tem analogia com o elemento MADEIRA, que corresponde à PRIMAVERA*, época associada ao nascimento, crescimento e expansão, quando devemos plantar e alimentar nossos projetos para que possam se fortalecer e frutificar no Verão.

* Tradicionalmente as cores associadas ao elemento madeira são VERDE e AZUL. Quando faço esta analogia com a cor LARANJA estou me referindo à energia inerente da cor de Crescimento e Expansão que faz parte do movimento da Madeira.

Com o laranja somos convidados ao movimento da extroversão. Praticar esportes outdoor, sair para festejar e celebrar. Mas, celebrar o que? Tudo e qualquer coisa... Laranja é assim. Alegria e vibração.

Na astrologia ocidental, esta cor está associada (por analogia ao Amarelo) ao Sol, o luminar que rege o signo de Leão. O astro Rei alimenta todo o nosso sistema planetário e com ele aprendemos o poder magnético para atrair a atenção e brilhar, marca inequívoca dos vaidosos leoninos. Também tem correspondência com a Casa 5, natural de Leão no Zodíaco que está associada ao Lazer, Prazer, Criatividade, Crianças, Brincadeiras, Romances, entre outras áreas.

O Chakra umbilical ou esplênico, vibra na frequência do Laranja. Este é o centro que regula nossa criatividade e poder de gerar novas ideias e romper com padrões estabelecidos. Prazer, maternidade, emoções, sistema linfático, são temas deste chakra. Curiosamente, ao mesmo tempo que o Laranja pode ser associado ao Sol (seu lado Yang, masculino, positivo), aqui estamos falando da energia Lunar (yin, feminina, positiva). Isto quer dizer, que, embora seja uma cor predominantemente Yang, carrega em si, um pouco do Yin (aliás, como ensina o princípio do Tao sobre a dualidade de tudo que existe).

Na decoração, o laranja é amplamente utilizado. Seu efeito é sempre positivo porque as combinações possíveis são infinitas. Com sua complementar, azul, forma um par quente-frio bastante explorado tanto em ambientes internos como fachada. Enquanto o azul acalma, esfria e interioriza, o laranja levanta o astral e deixa o ambiente aconchegante. Fica bem com verde e o violeta, completando a tríade das secundárias*. Tira de letra combinações com branco, preto, prata, cinza, dourado, cobre, terras e marrons. Fica bem em ambientes tradicionais e ultramodernos. Pode ocupar áreas imensas, ou detalhes especiais, ficando a cargo do artista dar a pincelada adequada.

* Cores obtidas pela mistura de duas básicas: amarelo + vermelho = laranja – amarelo + azul =verde – vermelho _+ azul = violeta.

No vestuário, o laranja chama a atenção. Fica muito bem para pessoas bronzeadas ou com pele morena. Como toda cor quente, aumenta. Por isso, cuidado se quiser esconder gordurinhas ou excessos indesejados. Esta com certeza não é a cor adequada!!!

Na escala cromática corresponde ao , e o dia para celebra-la é o Domingo – Sunday (dia do Sol).

Os alimentos alaranjados são ricos em betacaroteno, que combatem o envelhecimento, aumentam a imunidade, auxiliam a elasticidade da pele, interferem no brilho dos cabelos e o fortalecimento das unhas, além de proteger a pele dos raios ultravioletas contribuindo para a formação de melanina. Ou seja; mamão, cenoura, damasco, abóbora, beterraba e a “famosa” batata-doce (top 10 nas academias), além de deliciosos e bonitos, não devem faltar no seu cardápio.

Na cromoterapia, seu efeito terapêutico é antiespasmódico, combate as dores e cãibras, auxilia no alívio da depressão, estimula as glândulas mamárias aumentando a produção de leite na amamentação, aumenta o ritmo cardíaco sem alterar a pressão sanguínea, auxiliando a circulação e a respiração, propicia o rejuvenescimento.

Resumindo;

Laranja, na via positiva: alegra, aquece, estimula, aumenta o otimismo e a tolerância, energiza, acolhe e aconchega, ilumina, chama a atenção, traz confiança, extroverte, diverte... (impossível esgotar a lista).

Laranja, na via negativa: não há contraindicações. (Não disse que era um coringa?)

Existem inúmeras formas de usar e se beneficiar das cores no seu dia-a-dia, seja de forma mais prática e palpável, como na decoração, no vestuário e na alimentação, seja de forma energética e sutil, como na cromoterapia e nas práticas de visualização de cores, entre outras.

No Projeto Luminares, com abordagem terapêutica, utilizamos a energia das cores entre outras ferramentas vibracionais para promover o balanceamento energético pessoal. Sinta-se convidado para conhecer este caminho de autoconhecimento, que propõe descobrir e explorar a sua Singularidade.

“POR UM MUNDO MAIS AMOROSO E FELIZ”

Renata Vasconcellos é Astróloga, Artista Plástica e Terapeuta Vibracional

Pisciana, mãe, esposa, amante da Natureza, da Harmonia e do Saber, atua desde 2000 com Bem-Estar e Qualidade de Vida.

Gostou desse post? Então curte e compartilha!!!

Inscrição realizada com Sucesso! Inclua nosso email luminares@projetoluminares.com.br em seus contatos para receber nossos conteudos.

bottom of page