• Rê Vasconcellos - Astróloga, Terapeuta

Capricórnio: o signo que pode chegar ao topo da Montanha!!!

Atualizado: Fev 25


Regido por Saturno e pelo elemento TERRA, Capricórnio é o signo da persistência, da ambição e da visão de amplo alcance. Com fortes habilidades para planejamento, estruturação e organização, o capricorniano é o representante zodiacal com maior resistência e tolerância para percorrer os projetos de longo prazo.

É conhecido por ser duro e austero em sua caminhada, não se deixando sucumbir pelas adversidades que aparecem no percurso. É esta força e tenacidade que faz deste espécime um grande escalador da "montanha da vida". O animal que o representa é a cabra montesa que galga incansável até o topo da montanha.

Qual é a influência de Saturno, o regente o signo?

Na astrologia clássica, Saturno (o regente do signo) era tido como um planeta "maléfico" que promovia limitação, restrição e perdas por onde passava. Atualmente, na Astrologia moderna com visão humanista, a abordagem de Saturno é muito mais edificante e realizadora sendo reconhecido como o "senhor do Karma" ou o "mestre" que concede responsabilidades, compromissos e aprendizados aonde quer que ele transite em seu mapa. Muitos nativos deste signo, ou pessoas que têm planetas em capricórnio, ou saturno destacado, demonstram desde tenra idade uma maturidade muito superior aos seus pares.

A timidez pode estar presente na primeira fase da vida, e vai se diluindo conforme o capricorniano atinge novos degraus em sua escalada evolutiva. Sabe-se que com Saturno tudo fica melhor com o tempo, inclusive por ser este o "senhor do tempo" (Cronos, a versão de saturno na mitologia grega, se refere ao tempo cronológico e físico) e os nativos vão ficando mais relaxados e descontraídos com o passar dos anos. Percebe-se muitas vezes que o jovem que parecia um velho, com o tempo torna-se o velho com aparência de jovem.

É por si só, um signo sério e que leva as coisas ao pé da letra. Tem como marca inequívoca o apreço pelo conservadorismo, o respeito às normas e às hierarquias. Sua dificuldade, muitas vezes, pode ser lidar com a a imprevisibilidade, a inovação, riscos, aventuras e o exagero, qualidades mais naturais em seus vizinhos zodiacais: Aquário e Sagitário. Mas isto dependerá, claro, dos aspectos planetários no mapa individual, afinal conhecemos muitos capricornianos ousados e inovadores, não é mesmo?

Capricórnio e a aversão à exposição e aos holofotes...

Capricórnio preza a privacidade. É curioso o fato de ser um signo tão reservado, já que está domiciliado (casa natural do signo) na casa 10, que além de representar a área da carreira e da missão de vida, também é a área da vida pública, onde aparecemos e somos reconhecidos. Por este motivo, apesar de sua aversão inata, Capricórnio poderá ficar sob os holofotes em momentos de sua vida em que estiver alcançando etapas bem-sucedidas em sua jornada. Mas sempre procurando preservar a sua vida íntima. (na imagem, Bradley Cooper, uma capricorniano famoso, que não tem como escapar dos holofotes)

Seu senso de humor é inigualável e pode ter tiradas hilárias e sarcásticas, seja no círculo profissional, entre amigos ou na intimidade familiar.

Capricórnio; um signo que veio para mandar...

Com talento natural para a liderança e comando, o capricorniano não se sujeita a posições subalternas ou que não possua autonomia. É motivado em atingir seus objetivos e metas, o que faz com disciplina e resistência e quando os alcança precisa ser reconhecido e recompensado, afinal o sucesso tem, para ele, um valor inestimável.

A “terra” de Capricórnio fornece muito pragmatismo e senso de realidade. O lado sombra ou negativo do signo é a ambição desmedida que pode ser alavancada pela frieza, prepotência e inflexibilidade. Pessoas com predominância deste signo podem se tornar muito céticas, impessoais e terem como meta única a realização material. Claro que isto pode ser superado e equilibrado conforme a vida vai dando suas guinadas e o indivíduo passa por situações desafiantes. Mas isto vai depender, e muito, da evolução e arbítrio pessoal.

Vulnerabilidades físicas...

No corpo físico, os pontos frágeis ou vulneráveis de Capricórnio são os ossos, os dentes, cabelo e pele. Pode ser necessária uma atenção extra para estes fatores quando se tem sol, lua, ascendente ou muitos planetas no signo. Uma eventual reposição de cálcio, vitaminas e nutrientes que colaborem com a saúde da pele e do cabelo, exames de check up para verificar ossos e visitas regulares ao dentista são sugestões que sempre se faz a esta turma. (Novamente, é fundamental relembrar que é necessário sempre fazer uma análise aprofundada da configuração completa do mapa do indivíduo para identificar corretamente questões de saúde e vitalidade.)

Sendo um signo cardeal, que abre a estação do verão (no hemisfério sul), carrega, a energia da iniciativa e liderança para abrir novos caminhos para outros que virão atrás.

E quais as profissões mais indicadas?

Profissionalmente, como qualquer signo, o capricorniano pode atuar em qualquer área, dependendo da configuração do seu mapa pessoal. Porém, o signo em si tem uma tendência natural para navegar pelos mares da política, diplomacia, cargos executivos, empresariado, cargos de confiança e áreas onde possa exercer seu talento para a liderança. Muitos, podem se destacar como professores, consultores, conselheiros e administradores.

Ter um capricorniano entre seus amigos ou familiares é contar sempre com uma pessoa altamente confiável, estável e leal para o resto da vida. Portanto, cuide com carinho para preservar este valioso relacionamento.

E, com este signo terreno que tem sua morada no “cume da montanha”, encerramos este ano com chave de ouro desejando a você um Novo Ano magnífico, repleto de sonhos, projetos e realizações.

Namastê!!!

Se você se identifica com estas características pode ser que Capricórnio esteja realçado em seu mapa... Sol, lua, ascendente, ou muitos planetas neste signo, ou na décima casa são alguns dos gatilhos para colorir a sua personalidade com estas tonalidades capricornianas.

Gosto sempre de lembrar que não somos exclusivamente nosso SIGNO SOLAR. Todos nós temos uma combinação única e singular envolvendo os 12 signos do zodíaco, e alguns signos podem se destacar e outros ficarem menos evidentes em nossa personalidade. Portanto, uma análise completa e abrangente através da linguagem Astrológica requer a interpretação de todos os símbolos contidos em um mapa natal; planetas, signos e casas e como estão interagindo e estimulando a sua Alquimia Pessoal.

Para saber como está Capricórnio em seu Mapa, agende uma sessão de Mapa Astral no Projeto Luminares e conheça uma fantástica ferramenta de autoconhecimento e aprimoramento pessoal.

O que é e como fazer o seu Mapa?

“POR UM MUNDO MAIS AMOROSO E FELIZ”

Rê Vasconcellos é Astróloga, Artista Plástica e Terapeuta Vibracional

Pisciana, mãe, esposa, amante da Natureza, da Harmonia e do Saber, atua desde 2000 com Bem-Estar e Qualidade de Vida.

www.projetoluminares.com.br

Colunista de Astrologia no site de Autoconhecimento e Bem-estar VYA ESTELAR e do site O SEGREDO

Gostou desse post? Então curte e compartilha!!!

#astrologia #mapaastral #saturno #capricornio #astrologiamapaastralsp #ondefazermapaastral #planetas #signos #comoéumapessoadecapricórnio #qualidadesedefeitosdecapricórnio #signoscardeais #terra

62 visualizações
  • Facebook - Círculo Branco
  • Google Places - o círculo branco
  • Instagram - White Circle
  • siga nosso canal do youtube

(11) 98644-4767 

luminares@projetoluminares.com.br

Av. Brigadeiro Luiz Antônio, 3914  01402-001 Jardins  São Paulo

(200 m do Parque Ibirapuera)