top of page
Arenito
  • Renata Vasconcellos

Vermelho: Significado, benefícios e indicações desta cor que é a mais impactante do espectro!!!

Atualizado: 26 de fev. de 2020


"De bem com As Cores! De bem com a Vida!"

Dicas fáceis e práticas para usar o melhor do Universo Cromático!

Que tal começar pelo vermelho?

A cor do Entusiasmo, da Energia, do Desejo e da Paixão.

Confira neste post, que explica direitinho qual é a vibração desta poderosa e energizante cor, tanto pela via positiva, quanto pela negativa.

VERMELHO. O primeiro, o princípio, a fagulha criadora! Cor da paixão e da sedução, da vitalidade física e energética, da iniciativa e coragem. É ação e reação, quente, Yang, masculina, positiva. Favorece a atividade física, aumenta a pressão sanguínea e os batimentos cardíacos. Dentre as cores quentes, é a mais vibrante, dominadora e intensa, expressando sua força em motivação, alegria, instinto e expansão. Energia centrífuga, leva nossa mente para o exterior, promovendo a extroversão.

Na Medicina Tradicional Chinesa, corresponde ao elemento FOGO, que rege o meridiano do Coração e tem analogia com o Verão, época de florescimento na natureza. Quando as coisas e ideias ficam claras, diretas e expansivas. Seu movimento é ascendente, de irradiação, tomando conta de tudo e todos, propagando-se como um incêndio avassalador. A virtude do elemento fogo é a Polidez, e o desequilíbrio deste elemento pode ser gerado pelo sentimento de Euforia, o excesso da manifestação da Alegria.

No Oriente é usada amplamente nos ambientes para trazer clareza e lucidez nas práticas meditativas, além de ser considerada uma cor extremamente auspiciosa, atraindo Boa Fortuna e Prosperidade.

Na Astrologia Ocidental, está associada ao planeta Marte, regente de Áries, signo que dá início ao movimento da roda zodiacal com sua energia agressiva, corajosa e impactante. Sua energia é potencializada às terças-feiras (martedi = dia de marte), dia propício para iniciar novos projetos, dar um gás na malhação e evitar discussões acirradas. Leão e Sagitário, que completam a tríade dos signos do elemento fogo, também trazem em sua manifestação essencial a chama otimista, alegre e animada desta frequência cromática. Vermelho, em suas tonalidades mais sombrias (vinho e bordeaux) está associado a Plutão deus da mitologia greco-romana, regente de Escorpião, a quem foi atribuído o mundo subterrâneo. A este planeta estão atribuidos a capacidade de regeneração, transformação e a morte para o renascimento. Através da sexualidade, tema de Casa 8, Escorpião e Plutão, encontramos um caminho para transmutar e renascer, seja acessando a poderosa energia sexual Kundalini, seja através da “petite mort” ou a “pequena morte”, como é conhecido o momento de perda de consciência pós-orgástico, que pode ser vivenciado como um momento de transcendência pessoal.

O Chakra básico, ou Chakra sexual, localizado na base da coluna, vibra na frequência do Vermelho. Este é um dos importantes centros de captação e manutenção de energia conforme a Medicina Milenar Indiana, responsável por regular a nossa vitalidade, coragem, instinto de sobrevivência e, como o nome já define, a sexualidade. Aqui reside a conhecida energia Kundalini, que, percorre todos os chakras ascendendo pela coluna vertebral, e, corretamente acessada, pode levar o indivíduo ao estado de Iluminação Espiritual: “Samadhi”.

Na Decoração em geral, deve ser usada com cautela, já que em excesso gera cansaço, estresse e irritação. Usada em acessórios, quadros, flores e objetos o resultado é de destaque e atração, criando um efeito magnético no ambiente. Sua vibração e densa, trazendo sensação de peso e materialidade.

Na Publicidade e na Comunicação Visual, esta é a cor para atrair, gerar impacto e alertar sobre perigos iminentes. No Cinema e Fotografia é amplamente usada nas cenas em que se explora a sensualidade, a paixão, e também a violência, o combate e a dor. Pedro Almodovar, cineasta único e inigualável, é um grande bebedor desta fonte, conferindo registros impressionantes aos seus filmes que tratam de visceralidade, paixão e sexo com dramática intensidade.

Resumindo:

Qualidades e analogias: Ação, Agressividade, Alarme, Alegria, Atitude, Atividade física, Atração física, Atração masculina, Autoritarismo, Coração, Coragem, Dominância, Energia, Estimula as ideias, Estimulante, Excêntrica (movimento centrífugo), Excitante, Extroversão, Força de vontade, Fraternidade, Guerra, Infantilidade, Iniciativa, Instinto, Intensidade, Irritação, Lábios, Luxúria, Otimismo, Ousadia, Paixão, Perigo, Positiva, Possessividade, Primitiva, Provocativa, Quente, Revolução, Rosa, Sangue, Sanguínea, Sedutora, Sexualidade, Sobrevivência, Remete à realidade, Vida, Vitalidade física, Vulgaridade.

Vermelho, na via positiva: aquece, estimula, encoraja, motiva, energiza, potencializa, chama a atenção, seduz, estimula o romance, sensualiza, traz magnetismo, gera extroversão, alegra, acelera, atrai para o exterior, traz dinamismo, força de vontade, desejo de conquista...

Vermelho, na via negativa: estressa, aumenta a agressividade e a raiva, oprime, cansa, exaure, nunca relaxa, superaquece, peso, tende a excessos, dramatiza, sensação de aperto, sensação de calor e sufoco, lado sombrio do sexo, perversões, necessidade de dominar...

Existem inúmeras formas de usar e se beneficiar das cores no seu dia-a-dia, seja de forma mais prática e palpável, como na decoração, no vestuário e na alimentação, seja de forma energética e sutil, como na cromoterapia e nas práticas de canalização de energia e visualização de cores, entre outras.

No Projeto Luminares utilizamos a energia das cores com abordagem terapêutica, em todos os âmbitos, para promover o balanceamento energético pessoal.

Sinta-se convidado para conhecer este caminho de autoconhecimento, que propõe descobrir e explorar a sua Singularidade!

Acompanhe toda a série: “De Bem com as Cores! De Bem com a Vida! ” pelo Blog, Face, Insta, ou cadastre-se para receber nossas postagens por email.

“POR UM MUNDO MAIS AMOROSO E FELIZ”

Renata Vasconcellos é Astróloga, Artista Plástica e Terapeuta Vibracional

Pisciana, mãe, esposa, amante da Natureza, da Harmonia e do Saber, atua desde 2000 com Bem-Estar e Qualidade de Vida.

Gostou desse post? Então curte e compartilha!!!

Inscrição realizada com Sucesso! Inclua nosso email luminares@projetoluminares.com.br em seus contatos para receber nossos conteudos.

bottom of page