top of page
Arenito
  • Foto do escritorRê Vasconcellos

Reiki: o que é, benefícios, onde fazer e como aprender

Atualizado: 12 de abr.


paciente recebendo Reiki
O Reiki é uma terapia natural que promove profundo relaxamento e bem-estar

Já faz uma década que eu conheci uma TERAPIA NATURAL que revolucionou minha vida, e, até hoje me surpreendo como algo tão simples pôde gerar tanta transformação. Hoje eu sou uma pessoa mais serena e equilibrada, expandi minha sensibilidade e espiritualidade, e me conecto às pessoas de forma muito mais gentil e solidária.


Esta técnica é o REIKI!


Fácil e acessível, ele se espalhou pelo oriente e ocidente e hoje figura entre as Terapias Integrativas mais praticadas no mundo.


Neste artigo, explico, na prática, como o Reiki funciona, seus benefícios e onde você pode encontrar ou aprender esta terapia.

Vem comigo...


O que é REIKI?

Desenvolvido no Japão no início do século XX, o Reiki é uma TERAPIA INTEGRATIVA que consiste na transmissão de energia para si, para os ambientes e para outros seres vivos, como animais e plantas.


É importante esclarecer que a energia transmitida não é a energia do terapeuta, mas sim, aquela que chamamos de “ENERGIA CÓSMICA ou ENERGIA UNIVERSAL”, e daí vem a origem do seu nome: REI = Energia Universal + KI = Energia Vital.


Esta canalização energética tem o propósito de restabelecer o equilíbrio da energia vital de quem a recebe, liberando toxinas (físicas e energéticas) e restaurando o estado e harmonia e bem-estar natural.


Desde 2107 o Reiki figura entre as Práticas Integrativas no Sistema de Saúde no Brasil, e, vem sendo amplamente utilizado na rede hospitalar pública e privada. Durante a pandemia, foi recomendado pelo Ministério da Saúde como Terapia complementar no tratamento do Covid-19.


Hoje somos milhares de terapeutas espalhados pelo mundo formando uma linda Egrégora.


Mas como é uma sessão? O que acontece?

O TERAPEUTA REIKIANO é quem recebe a "Energia Universal" atuando como um “canal” e levando-a a quem precisa. A pessoa que irá passar pela sessão, que chamamos de RECEPTOR, deve ficar confortavelmente instalado, seja sentado em uma cadeira ou deitado em uma maca, por exemplo.


A transferência de energia pode ser feita de inúmeras formas, sendo principalmente pelo toque terapêutico das mãos, mas também pelo olhar, pelo sopro, entre outras.

E, aos poucos, o receptor vai relaxando conforme recebe a energia harmonizadora, muitas vezes com percepções físicas intensas como calor, pulsação ou formigamento.


Muitos chegam até a adormecer brevemente, relatando que se sentiram em um estado diferenciado de consciência. E, ao retornar, podem relatar suas sensações que são muito variáveis: lembranças, memórias e visualizações além de uma profunda sensação de relaxamento e bem-estar.


Ao final da sessão, que pode durar entre 15 a 30 minutos (crianças e animais) até 45 a 60 minutos (adultos), aguardamos por alguns minutos até o receptor retornar ao estado de vigília e já está pronto para ir para casa.


Quando não é possível fazer uma sessão completa e abrangente, por exemplo, em casos emergenciais ou específicos, a transmissão de Reiki pode ser feita de forma breve, seja por apenas 5 minutos, ou conforme o tempo disponível.



Quais são os Benefícios?

Inúmeros ESTUDOS CIENTÍFICOS foram realizados nos últimos anos para provar a eficácia do Reiki. E após tantos anos atuando com esta técnica, a lista de benefícios que compilei é bem extensa.


Fico admirada com a diversidade de áreas impactadas na vida das pessoas, e o mesmo acontece com outros terapeutas e mestres que atuam como eu.


Confira os principais benefícios:

  • Reduz sintomas como ESTRESSE e ANSIEDADE

  • Relaxa CORPO e MENTE

  • Alivia a PREOCUPAÇÃO e pensamentos negativos

  • Auxilia no tratamento da DEPRESSÃO

  • Libera a TENSÃO FÍSICA

  • Atua na redução de DORES CRÔNICAS e AGUDAS

  • Fortalece a IMUNIDADE

  • Aumento do FOCO e da CONCENTRAÇÃO

  • Melhora da AUTOESTIMA e do amor-próprio

  • Ajuda a combater a INSÔNIA

  • Promove PAZ INTERIOR

  • É um valioso caminho para expansão da ESPIRITUALIDADE


Onde posso fazer uma sessão?

Agora que você já conhece um pouco sobre o Reiki, pode estar se perguntando onde pode receber uma sessão.


Se você tem interesse pelo ATENDIMENTO GRATUITO deve procurar um local em sua cidade que faça este tipo de consulta. Geralmente, são centros de cura espiritual que atuam com terapeutas voluntários. Eu mesma, por muito tempo, já atuei voluntariamente em um deles, embora hoje concentre minhas atividades como voluntária Reiki em outros projetos.


Caso prefira fazer uma CONSULTA INDIVIDUAL e possa pagar por ela, esta técnica está bastante difundida e não será difícil encontrar um bom terapeuta próximo a você.


Se você está em SÃO PAULO, e busca um terapeuta que atenda na região central, próximo ao Parque Ibirapuera e região da Paulista, recomendo que venha experimentar uma sessão aqui no Projeto Luminares. Tenho certeza de que você irá se sentir muito bem em nosso espaço acolhedor recebendo uma sessão tão relaxante e prazerosa!


Mesmo se estiver longe, é possível fazer a sessão à distância com ótimos resultados.


Para você ter uma ideia de como funciona bem, já atendi pessoas que moram em outras cidades, assim como países da Europa, América do Sul e do Norte, e até no Japão, imagine... Todos me passaram “feedbacks” impressionantes da sessão.


Para saber como funciona a consulta e agendar comigo é só clicar neste link




O ambiente terapêutico deve ser confortável, bonito e acolhedor (Imagem: Projeto Luminares)

Gostei!!! Onde posso aprender?

Muitas pessoas se encantam ao receber Reiki e ficam muito interessadas em aprender e se tornarem canais de luz.


Mas nem sempre é desta forma que as pessoas chegam ao Reiki...


Curiosamente, eu mesma fui parar no REIKI sem ter experimentado antes e vejo muitos alunos que chegam até aqui pois ouviram um chamado e resolveram atendê-lo. E está tudo super alinhado dessa forma, também.


Acredito que o Universo se encarrega de nos colocar na trilha certa, e os sinais acabam aparecendo, basta você estar atento. Geralmente a recomendação pode vir através de alguém que te conhece, pela indicação de sua terapeuta, conversando com um mentor ou mesmo quando um post nas mídias chama a sua atenção.


Quando isso acontecer, observe como o seu coração se comporta pois ele é um bom guia.


Inclusive, o próprio fato de você estar aqui lendo este artigo, querendo saber mais sobre a terapia, pode ser um bom indicativo de que o Reiki possa ser um caminho especial para você.


Se esse for o seu caso, o passo seguinte é escolher o formato que melhor se adequa a você: Presencial ou à distância.


O que é melhor: curso presencial ou EAD?

Geralmente, grande parte das pessoas prefere o curso presencial. E, certamente, a grande vantagem deste formato é poder fazer as práticas no local do curso e manter o contato com outros alunos, já que o ambiente é sempre muito gostoso e acolhedor.


No entanto, o curso EAD, que veio para ficar graças à tecnologia (e à pandemia), atende perfeitamente às pessoas que preferem estudar em seu ritmo e tempo. Geralmente, em função de uma agenda conturbada, muitas pessoas encontram dificuldade em se comprometer com datas futuras, que é o caso dos cursos presenciais em que você precisa se programar com uma certa antecedência. Além disso, algumas localidades ainda são carentes de bons cursos de Reiki e esta acaba sendo a opção ideal.


Nos dois casos, seja EAD ou presencial, fique atento ao fato de que o curso deve ser ministrado por um Mestre ou Mestra habilitado(a) e conter em seu programa o mesmo conteúdo em ambos, além das atividades práticas.


Como escolher o/a Mestre?

A escolha da pessoa com quem você quer fazer sua INICIAÇÃO é bem importante.


O(a) bom Mestre é aquele que vive da acordo com o que ensina e está sempre aprendendo e se renovando junto com seus alunos.


Para poder fazer esta triagem, sugiro que acesse seu site e leia atentamente sobre sua formação, escute alguns de seus vídeos e postagens nas redes sociais e veja os depoimentos de outros alunos. Isso é fundamental para você se sentir confortável com sua escolha.


Além disso, muitas vezes ouvir a sua voz e a fala ajuda a discernir aquele com quem melhor você se identifica. O Mestre deve ser uma pessoa acessível, atenciosa e disponível para te receber, não importa o degrau em que você esteja.





Qual é o melhor curso de Reiki?

Para escolher um bom curso, além da sintonia que se deve criar com o Mestre, e, não menos importante, é avaliar o PROGRAMA e CONTEÚDO ministrado, já que a variação de carga horária dos cursos oferecidos é bem significativa.


Alguns cursos têm uma CARGA HORÁRIA bem reduzida, comprimindo dois módulos em um único final de semana, (quando não são feitos em apenas um dia) e os alunos saem do curso bastante inseguros para praticar em casa sozinhos após o término dele. Isto, evidentemente, irá impactar no preço.


Fique de olho! O barato sai caro nessas situações, pois são inúmeros os alunos que aparecem por aqui para refazer algum módulo porque não se sentem confortáveis com o que aprenderam em um curso rápido.


Outro item importante que se deve priorizar, especialmente no caso do curso presencial, é que a localização da escola seja conveniente para você, além de ser um local agradável e de fácil acesso.


Nossa indicação de curso em São Paulo

Para você que está procurando um curso presencial em SÃO PAULO, recomendo o Curso de Usui Reiki Ryoho que ministro em um espaço muito tranquilo e gostoso, pertinho do Parque Ibirapuera.


Por ser uma jornada imersiva e profunda, priorizo um número reduzido de alunos nas turmas, para que todos possam aproveitar ao máximo os conteúdos e práticas.


Para conhecer detalhadamente como funciona a formação em Reiki você pode acessar a nossa página com informações completas, como o programa, os módulos, carga horária, valores, assim como a linhagem da qual eu faço parte e transmito aos meus alunos.


Além disso, você poderá checar vários depoimentos de alunos, e ver o que eles

acham do curso e a forma como ensino, além dos inúmeros comentários que recebo constantemente pelo whatsapp e Instagram.


Se preferir contatar-se diretamente comigo, me mande uma mensagem pelo whatsapp, e terei o maior prazer em conversar com você.





Nossa indicação de curso EAD

Os cursos EAD se tornaram uma facilidade enorme, contornando obstáculos comuns, tais como: distância, trânsito, agenda muito comprometida ou horários irregulares para estudo. E não é diferente com o Reiki.


Apesar de minha resistência inicial em ministrar o curso à distância, foi a demanda de alunos que me entusiasmou a montar o curso EAD. Adotei algumas precauções importantes para me certificar de estar sempre próximo do aluno, acompanhando a sua evolução e isto me trouxe total tranquilidade de estar formando apropriadamente os novos terapeutas Reikianos.


Além disso, como Mestre, é uma enorme responsabilidade manter a tradição do conhecimento que me foi transmitido, e garantir que o aluno absorva-o da melhor forma. Porisso o curso conta com um material didático rico e completo e os alunos continuam tenho meu apoio e orientação mesmo após finalizado o curso.


Isso é um grande diferencial!


Para conhecer mais sobre o nosso CURSO EAD, é só acessar este link ou me contatar diretamente em meu whatsapp


E após todas estas considerações quero deixar registrada minha enorme gratidão ao Reiki, pela sua fundamental contribuição para me tornar uma pessoa mais tolerante, confiante e feliz.


Agora é com você... reflita com calma sobre estas informações que espero poder ajudar em suas escolhas, e, quem sabe, você possa até indicar para quem está precisando.


Namastê!!!


 

Links deste artigo


E já que você está aqui, será muito bem-vinda (o) para participar de nossas Práticas de Autocuidado gratuitas e deixe seu seu melhor e-mail no formulário de inscrição no cabeçalho da pagina para receber todos os nossos artigos de Autoconhecimento, Astrologia, Espiritualidade e Bem-estar.

 

Conheça nossos temas mais procurados:


ASTROLOGIA, COACHING E AUTOCONHECIMENTO

MAPA ASTRAL: Agende seu mapa e explore a sua singularidade


COACHING: o programa perfeito para sua expansão em poucos passos


TERAPIAS INTEGRATIVAS E AUTOCUIDADO

CURSOS E VIVÊNCIAS TEMÁTICAS



 

“POR UM MUNDO MAIS AMOROSO E FELIZ”

Rê Vasconcellos é Astróloga, Mestra Reiki e Terapeuta Integrativa

Pisciana, mãe, esposa, amante da Natureza, da Harmonia e do Saber, atua desde 2000 com Bem-Estar e Qualidade de Vida

Colunista de Astrologia e outros temas nos sites VYA ESTELAR e O SEGREDO



MESTRA REIKI - Usui Reiki Ryoho - Sistema Usui de Cura Natural

"Em 2013 encontrei no Reiki um caminho de autoconhecimento e profunda expansão espiritual que tornou-se meu porto seguro como terapeuta integrativa. Me encantei com sua simplicidade e enormes benefícios, e, desde 2018 me sinto feliz e abençoada por seguir transmitindo com carinho e dedicação este saber a meus alunos."


​Formações em Reiki:

  • Mestra Reiki - Usui Reiki Ryoho com Swami Paatra Shankara

  • Mestra Reiki - Usui Tibetano com Ellen Trizzi

  • Reiki Essencial Nível 3 com Mestre Xamã Claudio Pereiro de Piracanga –

  • Reiki Usui Tibetano III e Reiki DNA Karuna·II - Casa do Consolador

Outras formações holísticas: Astrologia, Radiestesia, Hexagramas do Iching, Barras de Access, Cura Reconectiva e Reconexão, Feng Shui, Reflexologia e estudos autônomos em Tarô, Cromo, Aroma, Fitoenergética e Florais.


Voluntária Reiki: Casa de Repouso Cherubins, Casa do Consolador, Projeto Unareiki


Docente de Reiki no curso de Capacitação em Saúde Integrativa da Unaccam

Gostou desse post? Então curte e compartilhe esse saber!!!





Comments


Inscrição realizada com Sucesso! Inclua nosso email luminares@projetoluminares.com.br em seus contatos para receber nossos conteudos.

bottom of page