Arenito
  • Rê Vasconcellos

Você é mais Yin ou mais Yang?

Você já ouviu falar que os signos têm polaridade? E como isto pode ser útil para você?

Os signos têm polaridades. Aprenda a analisar para qual lado você tem maior tendência.

Provavelmente você já dever ter ouvido falar das energias YIN e YANG...

E que vivemos em um mundo de dualidade e um dos caminhos para se alcançar a plenitude é atingir o equilíbrio e a harmonia destas duas forças que se contrapõem permanentemente.


Mas, por acaso, você já ouviu falar que os signos também têm polaridades?

Exatamente... temos 50% de representação para cada lado. Ou seja, são 6 signos de polaridade POSITIVA, YANG e 6 signos de polaridade NEGATIVA, YIN.


Antes de investigarmos como e por que foi atribuída cada polaridade para cada signo, vamos pensar (sucintamente) no conceito de YIN e YANG.


YIN e YANG são duas energias opostas e complementares e que se alternam permanentemente.

Este é um conceito milenar que se desenvolveu na cultura oriental, mas que aparece também em outras culturas ou princípios filosóficos, mesmo que com outra nomenclatura, tais como no hermetismo, na medicina ayurvédica, no budismo, entre outros.  


Enquanto YANG é luz, calor, atividade, força centrípeta, expansão e exteriorização. YIN é escuridão, frio, reflexão, força centrífuga, contração e interiorização. Pense no SOL (YANG) e na LUA (YIN), no dia (YANG) e na noite (YIN), e nas estações do ano, primavera e verão - YANG e outono e inverno – YIN. Veja a tabela:




Podemos tender ou apreciar mais um lado ou o outro, mas a realidade é que precisamos de ambos. É a lei da naturalidade; este alternar constante de ciclos que constitui a experiência de todos os seres no mundo manifestado.


Visto e entendido este princípio da dualidade, passemos agora a um outro conceito, que talvez não seja tão conhecido assim a não ser pelas pessoas que tiveram a oportunidade de se aprofundar um pouco mais no saber astrológico. Trata-se das “Qualidades Primitivas” ou, qualidades primordiais da natureza, que são os pilares na interpretação dos símbolos astrológicos.


Sabemos que as estações dos anos se diferenciam por suas qualidades de calor (quente), frieza (frio), secura (seco) e umidade (úmido) e que precisamos de todas estas qualidades (estações) para que tenhamos o ciclo completo, ou seja, a época do preparo, do plantio, da expansão e da colheita.


O quente tem qualidade móvel, expansiva, extrovertida e dinâmica que são atributos da energia YANG.


O frio tem movimento de contração, interiorização, estagnação e preservação, que são atributos da energia YIN.


O seco, por sua vez é duro, inflexível e de difícil manipulação, enquanto o úmido é flexível, adaptável e expansivo. Ambos se combinam ao quente e ao frio gerando os 4 elementos:



  • QUENTE + SECO = FOGO (YANG)

  • QUENTE + ÚMIDO = AR (YANG)

  • FRIO + ÚMIDO = ÁGUA (YIN)

  • FRIO + SECO = TERRA (YIN)

Desta forma temos que os signos de FOGO e de AR, estão associados à polaridade YANG e os signo de TERRA e ÁGUA, estão associados à polaridade YIN.

Veja a tabela:




Portanto, no zodíaco natural os signos se alternam entre YIN e YANG, começando por Áries (YANG), Touro (YIN), Gêmeos (YANG), Câncer (YIN), e assim por diante até o último signo da roda zodiacal, Peixes (YIN).

E como isto pode ser útil para você?

Uma das sacadas de se saber as polaridades dos signos é verificar qual é a predominância de planetas em signos YIN e YANG no seu Mapa Natal ou das pessoas com quem você convive para entender um pouquinho do temperamento básico de cada um.

Vejamos alguns exemplos com os três símbolos mais importantes na interpretação do mapa pessoal comumente chamados de tríade da personalidade; o sol, a lua e o ascendente. 

Exemplo 1: YANG + YANG + YIN

Indivíduo nascido com o SOL no signo de LEÃO (YANG), a LUA em ESCORPIÃO (YIN) e o ASCENDENTE em GÊMEOS (YANG). Deduzimos que na sua composição triádica ele tem YANG (Leão) + YIN (Escorpião) + YANG (Gêmeos), ou seja, predomina o YANG, o que caracteriza esta pessoa com uma tendência a ser mais extrovertida, expansiva e ativa do que introspectiva, passiva e reflexiva.

Exemplo 2: YIN + YIN + YANG

SOL em PEIXES (YIN), LUA em TOURO (YIN), ASCENDENTE em AQUÁRIO (YANG) = YIN + YIN + YANG = esta pessoa tende a ser mais receptiva, precisa de menos movimento e agitação e está mais voltada para si podendo se relacionar com o mundo exterior de uma forma equilibrada, mas não intensa.

Exemplo 3: YANG + YANG + YANG

SOL em ÁRIES (YANG), LUA em LIBRA (YANG), ASCENDENTE em SAGITÁRIO (YANG) = YANG + YANG + YANG = esta pessoa tende a ser bem agitada, impulsiva, ativa, dinâmica e extrovertida, com grande necessidade de movimento, ação e convívio com o exterior.

Exemplo 4: YIN + YIN + YIN

SOL em VIRGEM (YIN), LUA em CAPRICÓRNIO (YIN), ASCENDENTE em CÂNCER (YIN) = YIN + YIN + YIN = esta pessoa, provavelmente tende a ser bastante reflexiva, gosta de períodos maiores de recolhimento, dificilmente gosta de lugares muito agitados ou tumultuados e se sente mais confortável em relacionamentos e ambientes mais intimistas.

Esta análise também pode ser feita incluindo todos os planetas e o ascendente e o meio do céu. É bastante útil na análise de compatibilidades entre as pessoas e nos ajuda a entender por que muitas vezes atraímos justamente aquilo que não temos, e, portanto, nos completa, e por outras nos conectamos com nossos similares, com os quais temos tanta sintonia.

Mas, para não me estender muito, deixarei este tema sobre as compatibilidades entre signos para o próximo texto que em breve estará aqui na coluna ...

Assim vamos de pitada em pitada compartilhando um pouquinho mais destes saberes incríveis que a Astrologia nos proporciona.


Namastê!!!


Veja mais nestes vídeos da série SIGNOS YIN E YANG:



















Temas que também podem interessar:

Leia sobre os outros signos

O que é e como fazer o seu Mapa Natal ?

Bússola do Ano o Mapa para conhecer o cenário do seu ano.


“POR UM MUNDO MAIS AMOROSO E FELIZ”

Rê Vasconcellos é Astróloga, Mestra Reiki e Terapeuta Vibracional

Pisciana, mãe, esposa, amante da Natureza, da Harmonia e do Saber, atua desde 2000 com Bem-Estar e Qualidade de Vida

Colunista de Astrologia e outros temas nos sites VYA ESTELAR e O SEGREDO

Gostou desse post? Então curte e compartilha!!!

#astrologia #mapaastral #astrologiamapaastralsp #ondefazermapaastral #signos #planetas #ondefazermapaastralemsp #anonovoastrológico #oquefazercomcoronavirus #melhoresastrologosdesp #yineyang #signosyineyang #quaissãoossignosyin #quaissãoossignosyang #yinyangsignos

47 visualizações

(11) 98644-4767 

luminares@projetoluminares.com.br

Jardim Paulista São Paulo (a 300 m do Parque Ibirapuera)

(próximo: Av. Brasil x Brig. Luis Antônio) SP - Brasil

Bolhas coloridas
  • Instagram - White Circle
  • siga nosso canal do youtube
  • Google Places - o círculo branco
  • Facebook - Círculo Branco