top of page
Arenito
  • Foto do escritorRê Vasconcellos

No Princípio era o FOGO...

Atualizado: 21 de jun. de 2020


Ano novo astrologico em 2020 - SOL EM ÁRIES
O sol ingressa em Áries marcando o início do Ano Novo Astrológico

Na madrugada do dia 20/03 ingressamos no Signo de Áries com o equinócio de Outono no Hemisfério Sul marcando o início do Novo Ano Astrológico (Primavera, no H. Norte).


Embora estejamos transitando por um período tenso e crítico e não seja o momento mais propício para comemorações, se olharmos com uma abordagem mais espiritual podemos refletir sobre como tudo o que acontece tem um significado e um propósito especial.


Podemos aproveitar este evento (pandemia do coronavírus) que está mobilizando o planeta inteiro, para realizar grandes e profundas mudanças em nossas escolhas, atitudes e modo de vida.


E nada mais sincrônico que utilizar a energia Yang, forte, ativa e corajosa do primeiro signo e o poder transformador do elemento FOGO para realizar estas transformações e impulsionar uma “nova” realidade para todos nós.


Áries, o primeiro signo da tríade de fogo consegue impulsionar a roda do zodíaco com toda a sua força, coragem e espírito desbravador e você pode ver muitas outras características e marcas deste signo neste post que já publiquei anteriormente.


Quero agora aproveitar para falar especialmente sobre o FOGO e todas as suas qualidades ímpares que podem nos inspirar e trazer vontade e otimismo para superar esta fase transitória que a vida está nos oferecendo.


Como é a energia do FOGO?


O fogo, a “chama incandescente que anima a alma e o espírito” é tido como o elemento original de todas as coisas, segundo Heráclito (540 a.c. a 470 a.c.). O "filósofo do fogo" elaborou o conceito de poder de purificação e transmutação que inspirou os alquimistas e todos os processos que buscam a transformação e lapidação do espírito.


O FOGO é a energia primordial que gera a vida e impulsiona o movimento. Veja a sua expressão maior no astro solar que rege e sustenta a toda a vida neste planeta.


A sua energia é estimulante, dinâmica, impulsiva, alegre e inspirada. A sua vibração manifesta confiança, otimismo, intuição e espontaneidade. O fogo pode ser irresponsável, sem se preocupar com o presente, com planejamentos e estratégia. Não se apega às coisas pequenas do cotidiano, como problemas domésticos e coisas práticas e funcionais. Está muito mais voltado para o espírito do que para o corpo. Autocentrado, pode tender a agir egoisticamente.


Quando muito exacerbado e em desequilíbrio, pode chegar a ser cruel, impositivo e passar por cima dos outros sem se importar com o sentimento alheio.


Quais são os signos de Fogo?


Os três signos que representam o elemento fogo são ÁRIES, LEÃO e SAGITÁRIO.


Em Áries o fogo é instintivo, reativo e competitivo, direcionado para a autoexpressão e a ação imediata.

Em Leão o fogo é apaixonado, generoso, intenso e permanente, com um desejo de brilho e valorização da identidade.

Em Sagitário o fogo é idealista, aventureiro, em busca de novos horizontes, crenças e conhecimento.


Fogo: inquietação, excitação e franqueza


O fogo traz uma inquietação e excitação características por sua constante busca por movimento e evolução. Tem um admirável prazer e gosto por aventura. Sua franqueza excessiva pode levar a “foras” tremendos.


Os traços característicos da energia do fogo podem se manifestar no indivíduo, em maior ou menor escala, em função da distribuição planetária nestes signos e seus aspectos no Mapa pessoal. Muitos planetas nestes signos geram excesso de fogo; poucos ou nenhum planeta levam a uma carência do elemento e uma distribuição ponderada estimulará estas qualidades de forma harmônica e equilibrada.


Quando temos equilíbrio de fogo em nossa química astral (mapa natal) temos a tendência a uma boa energia física, vitalidade e entusiasmo pela vida. A ausência do elemento pode gerar apatia, falta de força, coragem e iniciativa, má circulação, extremidades frias e músculos fracos. O excesso pode gerar cólera, despotismo, egocentrismo, ansiedade, dificuldade de concentração, azia, problemas estomacais e no fígado, febres, erupções e excesso de sudorese.


Como fortalecer o elemento fogo?


Para fortalecer o fogo é indicada a prática de atividades físicas com exercícios aeróbicos e que fortaleçam o sistema cardiovascular. Condimentos picantes, tais como pimenta, canela, cardamomo, chás de gengibre e hortelã-pimenta que estimulam a digestão. Aromas como a pimenta-do-reino, manjericão e a canela. Roupas com colorido quente como o laranja, vermelho e amarelados. Os cristais indicados são os jaspes, rubi, topázio avermelhado e as pedras escuras.


Para equilibrar o excesso de fogo podemos usar alimentos refrescantes como saladas, sucos, chás gelados e frutas cítricas. Atividades ao ar livre e exercícios dinâmicos para extravasar o excesso de energia, assim como o contato com a água. Usar cores frias como azul, verde e violetas. O rosa e o branco também são benéficos no caso de agressividade acumulada. Os cristais que podem ser usados são os cristais de quartzo transparente, rosa, verde, a esmeralda, malaquita e a granada verde. Chás calmantes como camomila, melissa e folha de maracujá.


Agora que você já conhece um pouco sobre o elemento FOGO, e as suas marcas que caracterizam os três signos ígneos zodiacais, veja se você está usando estas habilidades ou precisa e gostaria de desenvolvê-las.


Espero que estas orientações te tragam ânimo e motivação para realizar mudanças necessárias e abrir-se para um novo olhar para a realidade que está vivenciando.


Fique por dentro e acompanhe nossas postagens no blog, Youtube ou pelo Insta e Facebook.


Namastê!!!

Temas que também podem interessar:


“POR UM MUNDO MAIS AMOROSO E FELIZ”

Rê Vasconcellos é Astróloga, Mestra Reiki e Terapeuta Vibracional

Pisciana, mãe, esposa, amante da Natureza, da Harmonia e do Saber, atua desde 2000 com Bem-Estar e Qualidade de Vida

Colunista de Astrologia e outros temas nos sites VYA ESTELAR e O SEGREDO

Gostou desse post? Então curte e compartilha!!!

Inscrição realizada com Sucesso! Inclua nosso email luminares@projetoluminares.com.br em seus contatos para receber nossos conteudos.

bottom of page